Transmissão Digital

 

Essa modalidade de operação nos permite manter contatos com outras estações de radioamadores usando um computador, um software específico para essa finalidade, uma placa de som e uma interface(dispositivo que interliga o computador e o rádio) e um rádio

O radioamadorismo é um hobby muito fascinante. Através dele é possível desenvolver inúmeras atividades e experimentações.

O contato e troca de informações com outros radioamadores podem ser feitos de várias formas. As mais comuns são CW(código morse) e fonia (ssb) além dos modos digitais o qual destacamos: RTTY, PSK31, SSTV, rádio pacote (Packet-Radio). Temos também a possibilidade de efetuarmos contato via satélite, sendo que atualmente exitem vários satélites a disposição dos radioamadores em órbita da Terra.

Modalidade Digitais.

utilizamos pequenos trafos encontrados em placas de fax/modem antigas. Essas placas são encontradas em oficinas de assitência técnica de informática e podem ser arrematadas a preços módicos. Esses trafos tem a função de isolar o rádio do microcomputador. O acionamento do PTT é feito através do foto-acoplador, mas pode ser motidificado usando-se um pequeno relê. 

  

Materiais utilizados:

Percloreto de ferro
Caneta para CI
Placa de fenolite
Broca de dentista
Ferro de passar roupa
Lixa fina ou esponja de lã de aço (mais conhecida como bombril)
alcool
algodão
uma folha de papel jornal
impressora laser (não pode ser jato de tinta)
caixa plástica para acomodar a montagem
componentes eletrônicos diversos conforme diagrama e relação abaixo:

Lista de componentes:

R1,R6 - 56 ohms 1/8w - verde azul preto

R3,R4,R5,R8,R9,R10,R11 - 1K2 1/8w - marrom vermelho vermelho

R12 - 680 ohms 1/8w - azul cinza marrom

R2,R7 - 5K Potenciômetro linear + knob

D1 - RED - led grande

D2 - GREEN - led grande

4N25/TIL111 - foto acoplador

1 cx plastica Alt. 4cm, Comp. 10cm, Larg 7,5cm

1 conector DB9 femea + capa

1m cabo audio paralelo c/ malha

1m cabo manga 6x26awg c/ malha

1m cabo manga 4x26awg c/malha

1 placa de fenolite 10x15 ou menor (1 face)

 

A montagem aqui proposta é relativamente muito simples e não requer muito conhecimento técnico. Todas as informações foram baseadas em experiências de outros radioamadores, desde a confecção da placa, ajustes e diagrama elétrico.

Nossa montagem é baseada na interface WSJT JT 44.

A montagem pode ser feita usando placa CI universal que encontramos a venda em várias lojas de componentes eletrônicos ou baseada em lay-out desenvolvido exclusivamente para o circuito acima.

Para a transferência do lay-out para a placa de circuito impresso usamos o método de transferência de toner, conforme artigo publicado no site do PY2BBS Luciano. Disponibilizamos também um arquivo em formato "pdf", em escala 1x1 do nosso lay-out.